Começa Leilão de Rodovias Federais na Bovespa

Começou o leilão de rodovias federais na Bovespa, vence o leilão de cada trecho quem apresentar pedágio menor, 28 consórcios vão disputar sete trechos de rodovias em todo o Brasil.

O leilão de sete trechos de rodovias federais começou às 14h desta terça-feira (9) na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Segundo a Bovespa, não há nehuma liminar que impeça a realização do leilão.

Editoria de arte G1

Na segunda-feira (8), a Justiça Federal no Paraná concedeu liminar suspendendo o leilão para concessão de três lotes (números 1, 3 e 6) de rodovias federais que passam pelo estado. No entanto o governo federal conseguiu suspender a liminar nesta terça-feira.

Segundo a Advocacia Geral da União, o Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região liberou os trechos de rodovias federais que ligam São Paulo a Curitiba, Curitiba a Florianópolis e Curitiba às divisas entre os estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. 

Os sete trechos de rodovias federais, que fazem parte do leilão, somam 2.600 quilômetros e receberão cerca de R$ 20 bilhões de investimentos privados nos próximos 25 anos. Pelo menos 28 grupos estão interessados na concessão das rodovias.

O leilão é um processo que se arrasta desde 1999. No primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Ministério dos Transportes tentou licitar os sete trechos, mas foi impedido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), por divergências sobre o modelo e os benefícios para os usuários.

No início deste ano, o governo decidiu adiar o leilão para reduzir o ganho do concessionário com os pedágios. Na época, o empresariado dizia que ninguém aceitaria investir com uma taxa de retorno abaixo dos 12,88% originalmente previstos no leilão. 

Para cada lote leiloado, será vencedor quem se propuser a cobrar o menor pedágio, a partir de um teto máximo fixado pelo governo. Quem vencer se compromete a fazer os investimentos necessários, que vão desde a duplicação de trechos até a instalação de telefones e contratação de ambulâncias.

A rodovia que eu sempre usei para me locomover (Fernão Dias) também estará no leilão, só não sei porque, estou a passar ao menos 1 vez a cada 2 meses e isso já faz 10 anos, e nestes últimos anos tivemos imensas melhorias nela, como sua duplicação e reforma, não sei porque estão a privatizá-la, a estrada é boa e acho que não precisa de melhorias ou ao menos não urgenciais.

Mas será que pagar pedágio é um prejuízo para nossos bolsos?
EStradas com pedágios sempre tem uma ótima condição da pista, o que resulta em uma diminuição considerável nos gastos com manutenção do carro (principalmente com suspensões, rodas, pneus e alinhamento). Entao, se é para ficar melhor eu não me importo em pagar um pouco para essas empresas, deste que eu consiga cortar meus gastos com manutenção, o que acho que não vai ocorrer na Rodovia Fernão Dias que já está em um ótimo estado de conservação.

initZoom(‘mudaFonte’);

About these ads
Published in: on 9 outubro, 2007 at 3:11 pm  Comments (1)  

The URI to TrackBack this entry is: http://originalidade.wordpress.com/2007/10/09/comeca-leilao-de-rodovias-federais-na-bovespa/trackback/

Feed RSS para comentários sobre este post.

One CommentDeixe um comentário

  1. Fala Canedo!!!

    Você usa a Fernão Dias bicho? De onde para onde?

    Eu também. Vou de Campinas-SP (onde moro) a Montes Claros-MG (terra natal), e de Atibaia-SP até BH eu corto ela. Praticamente toda. A estrada tá boa. Fora aquele trecho entre Pouso Alegre e Varginha, que têm alguns buracos. Essas concessões novas são diferentes das concessões paulistas. Nelas, você paga um preço mínimo pelo pedágio, e a concessão arca com as boas condições da rodovia. Já no caso paulista, os preços são mais altos, porém, as concessões têm que modernizarem as vias, como por exemplo, colocar uma pista a mais, caso o tráfego aumente com o tempo. O tempo de concessão dessas vias, como a Fernão Dias, é de 25 anos. Você acha que daqui a 25 anos não seria necessário triplicá-la em alguns trechos?

    Grande abraço e este post foi interessante.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: