A História da Net no Brasil

E eu que achava que essa história era coisa recente (de 1996), mas tá bom, até que comecei cedo nessa história (em 2000) com uma net discada, daqueles que só dava para entrar em final de semana e feriado, que demorava 2 horas para pegar aqueles arquivos de 100 MB/s, hpje já estou melhor um poquinho, tenho uma de 256 Kb/s e em breve terei 1 MB/s mas só de saber que tenho ma net melhor do que as universidades já tiveram algum dia já me satisfaz…


Logo da Universidade de São Paulo
1987 – Na Universidade de São Paulo é realizada a reunião entre pesquisadores de todo País para discutir o estabelecimento de uma rede nacional para fins acadêmicos.E de pesquisa, com compartilhamento de acesso a redes internacionais Além de representantes do governo e da Embratel.

Logo do Laboratório Nacional de Computação1988 – No Rio de Janeiro, o Laboratório Nacional de Computação Científica consegue o acesso à BITNET, através de uma conexão de 9,600 bps (Bits por seg) estabelecida com a universidade de Maryland. Em São Paulo é a vez da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP) ligar-se a BITNET e à Hepnet (High Energy Physics Network), com uma conexão de 4,800 bps com a Fermi National Accelerator Laboratory (FERMILAB), em Chicago EUA.

Betinho1989 – A UFRJ (Unviversidade Federal do Rio de Janeiro) também consegue a sua conexão com a Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA). A Secretatira Especial de informática (SEI) defende soluções OSI para uma eventual rede nacional de comunicações. Betinho (Hebert de Souza) e o economista Carlos Alberto Afonso, colocam em operação a ALTERNEX.Foi o primeiro serviço internacional de correio e conferências eletrônicos do País operado por uma entidade privada.

Conexão entre EUA e Brasil1990 – É fundada a Assosiação para o Progresso das comunicações (APC) .O Objetivo dessa associação era apoiar o desenvolvimento de sistemas de troca de informação via computador e facilitar a conexão internacional desses sistemas. Um membro internacional da Coordinating Committee for international Research Networks (CCIRN) visita o País para avaliar a instalação de múltiplas conexões internet entre Brasil e os EUA

Logo da Fapesp1991 – Aumentada a conexão da FAPESP para 9,600 bps e começa a transportar tráfego IP, além de Decnet e Bitnet.Este foi a primeira conexão à internet realizada no Brasil. Desde então, a Fapesp encarregou-se da administração do domínio ‘’br’’ e da distribuição dos números IP em todo o País.

 


1992
– Muitas redes regionais foram desenvolvidas em vários estados do Brasil para facilitar uma estrutura nacional para a comunicação de dados. O Alternex passou a ser o primeiro serviço de rede de computadores fora da comunidade acadêmica a oferecer todos os serviços na internet no Brasil. Revista Veja

1993 – A primeira conexão de 64 kbps a longa distância é estabelecida, entre São Paulo e Porto Alegre. A revista VEJA publica uma materia sobre a internet, falando sobre os serviços BBSs e os serviços online.E abordam temas como o mal uso da internet.E-Mail no Brasil

1994 – Ao longo de 1994, um grupo de estudantes da USP criou centenas de páginas Web. Em novembro de 94, estimaram que metade das páginas Web do País estava na USP (500 Páginas). Os BBSs já ofereciam serviços de e-mail internet e acesso à rede de mensagens.

Logo Embratel1995 – Apesar do mercado ter futuro, as coisas continuam mal por todo ano de 95.A Embratel e o Ministério das Comunicações não facilitam as iniciativas dos provedores privados.

Logo da Universo Online1996 – A internet cresceu demais em 96, usuarios e provedores apareceram rápidamente e isso ajudou muito a internet no Brasil. Na fenasoft a BOL (Futura UOL) começa a vender assinaturas para acesso à internet.


Novos provedores
1997 – No ano de 97 a internet Brasileira alcançou grandes números.Varias centenas de provedores novos, vários sites em língua portuguesa na rede e isso tudo não parava de crescer. Pela primeira vez o imposto de renda foi entregue via internet.

Internet a Rádio

1998 – Um brasileiro inventa o acesso à internet via ondas de rádio. O número de internautas no Brasil já ultrapassa 1,8 milhão. Provedor paulistano Internetcom lança o ZipMail, serviço de e-mailgratuito via web. Tribunal Superior Eleitoral, em parceria com 11 sites de notícias brasileiros, divulga na internet os resultados das apurações das eleições em tempo real. Os sites têm recorde de acessos. America Online anuncia sua entrada no Brasil.

Zipmail1999 – O número de internautas já ultrapassa a marca dos 2,5 milhões. ZipMail é o maior em seu gênero (No Brasil) mais de 2 milhão de usuários inscritos. PSINet compra provedor paulistano STI e torna-se o terceiro maior do Brasil. Yahoo! Brasil entra em operação. A UOL lança o software de conversação instantânea COMVC, duas horas após, é registrado mais de 5 mil downloads

Ronaldo Sardenberg

2000 – A Internet 2 brasileira, em fase de desenvolvimento pelo governo, tem planos para ser interligada em 2001 à rede de alta velocidade de universidades e institutos de pesquisa da Alemanha. O anúncio foi feito pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Sardenberg, que assinou acordo com a ministra alemã da Educação e Pesquisa, Edelgard Bulmahn, para aumentar a cooperação científica entre os dois países.

 


Internet 2 voando baixo2001 – Unicamp inicia sua preparação para acessar a Internet 2, rede mundial de alto desempenho que estava sendo montada para superar as deficiências da Internet atual. Utilizando links de velocidade mínima de 155 Mbps (megabits por segundo) e podendo chegar a 2,5 Gbps (bilhões de bits por segundo), a Internet 2 permite baixar em segundos um arquivo que na época exigia horas de conexão.

Rio de Janeiro

2002 – A capacidade de comunicação entre os backbones da RNP e da Embratel atingiu 120 Mbps. No dia 4 de dezembro foi ativado, no Rio de Janeiro, um enlace de 50 Mbps entre as duas redes. Com isto, a troca de dados nas Internet acadêmica e comercial foi melhorada.

troca de tráfego entre as duas redes, beneficiando milhares de pesquisadores em centenas de instituições

2003 – No dia 14 de outubro, foi assinado um acordo de colaboração entre os projetos de rede avançada da América Latina e dos Estados Unidos, Clara e Internet2, respectivamente. O acordo possibilitará a conexão e troca de tráfego entre as duas redes, beneficiando milhares de pesquisadores em centenas de instituições

Fonte: Museo do Computador

Published in: on 23 outubro, 2007 at 1:42 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://originalidade.wordpress.com/2007/10/23/a-historia-da-net-no-brasil/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: